Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Áustria: Milhares manifestam-se contra governo de extrema-direita

19-01-2018 - Esquerda.net

Organizadores calculam que estiveram presentes entre 25 mil e 50 mil pessoas na manifestação realizada este sábado, 13 de janeiro, em Viena, em protesto contra o governo de coligação da direita com a extrema-direita e defendendo os direitos sociais, os direitos dos refugiados e dos imigrantes.

O protesto foi convocado por um denominado “comitê do ano novo”, por partidos de esquerda e por organizações antirracistas, de defesa dos imigrantes e de defesa dos direitos humanos.

A manifestação tinha como objetivo protestar contra o governo de coligação entre a direita e a extrema-direita, que tomou posse há um mês.

Nas eleições realizadas em outubro passado na Áustria, conservadores ganharam força e a extrema-direita saiu reforçada.

Após as eleições, o partido conservador Partido Popular Austríaco (OVP) coligou-se com o partido de extrema-direita Partido da Liberdade (FPÖ). A meio de dezembro passado, o governo OVP/FPÖ tomou posse, tornando-se chanceler o líder do partido conservador Sebastian Kurz e ficando como vice-chanceler Heinz-Christian Strache, líder da extrema-direita.

Nas faixas e cartazes que se viam na manifestação, que atravessou o centro de Viena, podiam ler-se palavras de ordem como: “Não deixem os nazis governar”, “Outra vez não, por favor” ou “Quem tolera Kurz e Strache teria aplaudido 1938”.

Uma jovem manifestante de 23 anos disse à France-Press que estava a protestar contra "um governo que quer dividir a sociedade, minar os direitos das mulheres e desvalorizar a solidariedade".

A manifestação apelou também ao boicote aos ministros do partido de extrema-direita FPÖ, por parte dos governos de outros países da União Europeia, e que a Áustria não assuma a presidência rotativa da UE no segundo semestre de 2018.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome