Edição online semanal
 
Sexta-feira 15 de Dezembro de 2017  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Governo cedeu a "estratégia bairrista" de Rui Moreira na questão do Infarmed

01-12-2017 - Francisco Louçã

No comentário semanal na TSF, Francisco Louçã considera que o caso do Infarmed mostra como o Ministério da Saúde utiliza os seus meios de decisão como "uma forma de jogo político".

Francisco Louçã defende que a mudança da sede do Infarmed de Lisboa para o Porto foi uma cedência do Ministério da Saúde à "estratégia bairrista" do Presidente da Câmara do Porto.

O antigo dirigente do Bloco de Esquerda considera que o caso do Infarmed "foi muito estranho".

"Aparece como uma compensação a Rui Moreira, explicitamente declarada pelo primeiro-ministro, para a eventualidade de não ser aprovada a Agência Europeia do Medicamento para o Porto, coisa que aliás era bastante provável - a candidatura de Portugal era muito fraca", lembra.

No comentário semanal na TSF, Francisco Louçã considera que, neste caso, é importante refletir sobre o arbítrio desta decisão "porque diz respeito à forma como o Ministério da Saúde tem atuado com despreocupação, com improviso, a correr atrás dos acontecimentos ou, pior ainda, a utilizar os seus meios de decisão como uma forma de jogo político, neste caso em relação a um presidente de Câmara que elevou o seu patamar reivindicativo, dentro de uma estratégia bairrista muito afirmativa."

Para Louçã, este caso é um reflexo da "forma como o serviço de saúde e as decisões sobre pessoal, estratégias, pessoal e organização tem vindo a ser desenvolvido", e dá como exemplo as sucessivas greves de profissionais da saúde.

O antigo líder do Bloco de Esquerda salienta as medidas "discriminatórias, ocasionais e de jogo imediato" no ministério da Saúde, que põe o negócio à frente dos cuidados. Na opinião de Francisco Louçã, a saúde é um dos aspectos mais preocupantes dos dois anos do atual governo.

Todas as sextas-feiras, depois das 9:00, Francisco Louçã comenta os assuntos económicos da atualidade na TSF.

Fonte: TSF

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome