Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

COP 23: Portugal lança Aliança para Descarbonização dos Transportes

17-11-2017 - RV

Bona - Portugal lança Aliança para Descarbonização dos Transportes: iniciativa tem parceria de outros países e da plataforma Processo de Paris sobre Mobilidade e Clima, Ppmc; falando à ONU News, vice-ministro português do Ambiente disse ser preciso mais ambição e ação coordenada na área de transportes para cumprir o Acordo de Paris. Laura Gelbert.

Portugal, França, Holanda, Costa Rica e a plataforma Processo de Paris sobre Mobilidade e Clima, Ppmc, lançaram no passado fim-de-semana a Aliança para Descarbonização dos Transportes.

O lançamento foi feito durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP 23, em Bonn, na Alemanha. O objetivo da iniciativa é estimular maior liderança política no setor.

Portugal

No sábado, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, disse à ONU News ser preciso mais ambição e ação coordenada na área de transportes para cumprir o Acordo de Paris.

"A verdade é que o setor de transportes gera externalidades. E como gera externalidades, nomeadamente emissões de gases de efeito estufa, nós temos que tratar dessas externalidades. É por isso que aqui, ao nível dos Estados, ao nível das cidades, ao nível das empresas temos que coordenar esforços. E hoje mesmo aqui em Bonn vamos lançar a Aliança para a Descarbonização dos Transportes que pretende justamente fazer esse tipo de coordenação de forma que tenhamos sucesso na implementação do Acordo de Paris também no setor dos transportes".

Seis iniciativas

Seis novas iniciativas voluntárias do setor também foram apresentadas em Bonn para abordar aspectos relacionados aos transportes e as mudanças climáticas.

Estas incluem: "below50", ou abaixo de 50, sobre expansão do mercado global para combustíveis mais sustentáveis; Aliança EcoMobility, sobre cidades comprometidas com o transporte sustentável; EV100, sobre aceleração da transição para mobilidade elétrica; Walk 21, que valoriza cidades onde seja mais fácil andar; e a Iniciativa Transformando a Mobilidade Urbana, que busca acelerar a implentação de transporte urbano sustentável e mitigação da mudança climática.

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

Com reportagem de Jerome Bernard, da ONU News em Bona.

Fonte: Rádio Vaticano

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome