Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Catalunha pode declarar independência já na próxima segunda-feira

06-10-2017 - DN

Partidos independentistas pediram ao Parlamento que marque sessão para discutir independência e resultados do referendo.

Os partidos independentistas Junts Pel Si e CUP pediram a convocação de uma sessão plenária do Parlamento da Catalunha para discutir os resultados do referendo e decidir se avançam com a declaração de independência, escreve a edição online do diário La Vanguardia.

O mesmo jornal indica que esta sessão deve realizar-se na próxima segunda-feira, dia 9.

Os dois partidos independentistas recorreram a uma norma do regulamento que solicita a comparência do presidente da Generalitat, Carlos Puigdemont. Este, numa entrevista na terça-feira à BBC anunciou a intenção de declarar a independência numa "questão de dias".

Puigdemont indicou que o governo regional catalão "vai agir no final desta semana ou no início da próxima". E considerou ainda que "seria um erro que mudaria tudo" se o governo de Madrid decidisse intervir e assumir o controlo do executivo da Catalunha.

Aquele jornal escreve ainda os dois partidos querem forçar a votação da independência ou, em alternativa, a abertura de um processo constituinte e o pedido de uma mediação internacional.

Uma eventual declaração de independência não produziria quaisquer efeitos reais, sendo nulas as possibilidades de um reconhecimento internacional. Contribuiria, sim, para o aumento das tensões entre Barcelona e Madrid e para uma maior instabilidade na região.

O referendo foi declarado inconstitucional e de nenhum efeito pelo governo de Madrid.

Noutro plano, mas sinal evidente das tensões crescentes, a Audiencia Nacional de Espanha decidiu investigar o chefe da polícia catalã, os Mossos d'Esquadra, por "sedição" e "insubordinação" devido ao comportamento deste corpo de segurança no dia do referendo.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome