Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Televisão da Coreia do Norte transmite ataque nuclear simulado aos EUA

21-04-2017 - Lusa

A Coreia do Norte projetou, no domingo, a recriação de um ataque com mísseis a uma cidade dos Estados Unidos, durante uma cerimónia em Pyongyang, anunciou esta quarta-feira a televisão estatal norte-coreana.

Em plena escalada de tensão na península coreana, as imagens foram exibidas num auditório da capital, no âmbito das comemorações do 105.º aniversário do fundador do país, Kim Il-sung, disse a KCTV.

A montagem mostra um míssil balístico disparado pela Coreia do Norte que alegadamente cruza o Oceano Pacífico e atinge uma cidade não identificada nos Estados Unidos. Após a explosão, surge uma bandeira norte-americana em chamas com uma imagem do que se entende ser um cemitério.

A projeção acompanhou a atuação de um coro, no domingo, durante uma cerimónia dos 105 anos do nascimento de Kim Il-sung, que oficialmente se assinala a 15 de abril.

O coro entoou uma canção recém-composta em honra das unidades de artilharia Hwasong, responsáveis pelos vários lançamentos de mísseis de curto e médio alcance norte-coreanos.

Não é a primeira vez que a Coreia do Norte divulga um vídeo com uma simulação de um ataque nuclear aos Estados Unidos.

O ano passado, o site de propaganda norte coreano DPRK Today divulgou o vídeo de um triunfante ataque nuclear a Washington. Intitulado “A Última Hipótese“, o bizarro vídeo de 4 minutos mostra um míssil nuclear, disparado de um submarino, a devastar a cidade de Washington, e uma bandeira norte-americana em chamas.

O final do filme mostra um míssil, que surge das nuvens, a regressar à Terra, caindo em frente ao Lincoln Memorial, monumento em honra do 16º presidente dos Estados Unidos, na capital norte-americana.

O Capitólio, sede do Congresso norte-americano, explode então, e uma mensagem aparece no ecrã, em coreano, segundo a qual “se os imperialistas norte-americanos mexerem um dedo na nossa direcção, nós atacaremos com a nossa força nuclear”.

Tensão na Península

A tensão na península coreana aumentou nas últimas semanas após alusões de Donald Trum a um ataque preventivo contra Pyongyang, em resposta aos testes nucleares – e à ameaça norte-coreana de lançar ela própria um ataque nuclear preventivo contra os EUA.

O último teste nuclear norte-coreano decorreu no passado domingo, durante as celebrações do 105º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, avô do atual líder norte-coreano e fundador da nação. O teste resultou no entanto na explosão do suposto míssil de médio alcance norte-coreano.

No dia anterior, durante um desfile militar em Pyongyang, o regime exibiu o que identificou como novos mísseis intercontinentais, que segundo alguns analistas poderão ser falsos.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome