Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Eleições na Holanda: Com 95% dos votos apurados, Rutte ganha com 33 lugares, e Wilders, 20

17-03-2017 - EFE

Social-democratas do Pvda (Partido do Trabalho), que nos últimos quatro anos governaram em cligação com o VVD, sofreram derrota histórica e passam de 38 para 9 deputados.

Os liberais do Partido Popular pela Liberdade e Democracia (VDD), do primeiro-ministro Mark Rutte, conseguiram 33 cadeiras nas eleições gerais na Holanda, com o ultra-direitista Geert Wilders na segunda posição, com 20 deputados.

Com 95% dos votos apurados, o Partido da Liberdade (PVV) de Wilders está na segunda posição com 20 deputados (13% dos votos), contra 15 cadeiras alcançadas nas eleições anteriores. Por isso, será o partido de oposição mais importante.

Os liberais do VVD seguem como o partido mais votado, com 33 cadeiras (21% dos votos) e seu líder, Mark Rutte, terá prioridade para tentar formar governo, apesar de ter perdido oito deputados em relação às eleições de 2012.

Em sua busca por parceiros de coligação, poderia optar pelos democratas-cristãos do CDA ou os liberais progressistas do D66, partidos que ficaram empatados no terceiro lugar, com 19 deputados cada um, com uma alta de seis e sete cadeiras respectivamente.

Na quinta colocação estão o Partido Socialista, que perde um deputado e fica com 14, e os Verdes de Esquerda, que foi o partido que mais subiu nestas eleições, passando de 4 para 14 deputados.

Os social-democratas do Pvda (Partido do Trabalho), que nos últimos quatro anos governaram em coalizão com o VVD, sofreram uma derrota histórica e passam de 38 para 9 deputados.

O Partido dos Animais passa de 2 para 5 deputados, empatando com os Cristãos Unidos, que repetiram o mesmo resultado das eleições de 2012.

No total, entrariam 12 partidos no Parlamento holandês, dois a mais que em 2012.

 

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome