Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

“É de extraordinária gravidade” que problemas da banca não tenham sido discutidos no Conselho de Ministros

17-03-2017 - Esquerda.Net

“Não há ninguém que não fique perplexo quando uma ministra nos diz que o Governo de que fez parte nunca discutiu os problemas da banca e do sistema financeiro no Conselho de Ministros”, defendeu esta terça-feira Catarina Martins.

A coordenadora do Bloco de Esquerda considerou esta terça-feira ser de “extraordinária gravidade” que os problemas da banca nunca tivessem sido discutidos pelo anterior Governo PSD/CDS-PP em Conselho de Ministros, conforme admitiu a ex-ministra Assunção Cristas.

“Acho que não há ninguém que não fique perplexo e preocupado quando uma ministra nos diz que o Governo de que fez parte, que estava no furacão de uma crise financeira, nunca discutiu os problemas da banca e do sistema financeiro no Conselho de Ministros”, afirmou Catarina Martins, em declarações aos jornalistas no final de uma visita à Galeria Pública de Arte Urbana, no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, que contou ainda com a presença de Ricardo Robles, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa e da deputada Isabel Pires.

Numa entrevista ao jornal Público publicada na segunda-feira, a líder do CDS-PP e ex-ministra da Agricultura do Governo PSD/CDS-PP admitiu que o “assunto BES” nunca foi discutido “em profundidade em Conselho de Ministros”.

“Nunca os temas da banca foram discutidos em profundidade em Conselho de Ministros”, referiu Assunção Cristas, que recordou também que estava de férias quando foi aprovado o decreto-lei da resolução do BES.

“Como pode imaginar, de férias e à distância e sem conhecer os dossiers, a única coisa que podemos fazer é confiar e ser solidários. ‘Sim senhora, somos solidários, isso é para fazer, damos o OK’. Mas, não houve discussão, nem pensámos em alternativas possíveis – isto é o melhor ou não – houve confiança no Banco de Portugal, que tomou uma determinada decisão”, acrescentou a líder do CDS.

Considerando ser de “uma extraordinária gravidade que PSD/CDS, que impuseram todo o tipo de sacrifícios à população por causa de uma crise financeira e de uma crise do sistema financeiro que o país atravessava, nunca tivessem discutido os problemas da banca em Conselho de Ministros”, Catarina Martins admitiu ter ficado perplexa com o facto de Assunção Cristas ter dito que “assinou de cruz, ou seja, sem ler, sem conhecer, algo de uma importância tão grande e com custos tão grandes para o país como a resolução do BES”.

“Acho que, sobre a natureza do anterior Governo, estamos conversados. Quando o problema era a banca, nunca discutiram a banca em Conselho de Ministros, quando a decisão mais cara que tomaram para o país foi a resolução do BES, houve ministros que assinaram de cruz, sem sequer ler o documento, o problema é que o Governo já passou e nós continuamos a até hoje a pagar os custos destas enorme irresponsabilidade e incompetência”, acrescentou Catarina Martins.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome