Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Centenas de contas do Twitter pirateadas por apoiantes do presidente turco

17-03-2017 - Joana Carvalho Reis

Este ataque acontece em dia de eleições na Holanda, um país que tem estado em conflito diplomático com a Turquia.

Várias páginas da rede social Twitter foram tomadas esta manhã por um grupo de piratas informáticos (hackers) apoiantes do presidente turco.

Centenas de páginas pessoais, de empresas e organizações de todo o mundo, têm a esta hora a mesma mensagem escrita em turco.

A mensagem começa com uma cruz suástica e as palavras: "Alemanha nazi / Holanda nazi". Na publicação escrita em turco é explicado que este ataque é uma bofetada, ao qual se acrescenta: "voltamos a falar a 16 de abril", lembrando o dia do referendo que quer alargar os poderes do presidente da Turquia. Termina com uma provocação: "O que é que está aqui escrito? Aprendam turco".

Depois há uma ligação a um vídeo do YouTube que tem como título: "Se deixarem o comandante triste", em tom de ameaça.

As imagens mostram discursos antigos de Erdogan, onde o presidente turco fala sobre vários assuntos, entre eles Israel, a Palestina ou a Síria, mas sem qualquer referência à Holanda. Sempre presente está uma música de apoio ao chefe de Estado. "Não vamos deixar que ninguém aborreça o nosso presidente. Quem o fizer será castigado."

O ataque de pirataria informática atingiu centenas de páginas, desde contas particulares a empresas e organizações de todo o mundo.

Entre elas, a Amnistia Internacional, a UNICEF dos Estados Unidos, mas também a revista Forbes, a BBC América, a delegação argentina dos cafés Starbucks, o clube de futebol Borussia Dortmund ou Alain Juppé. Algumas páginas chegaram mesmo a ter a imagem da bandeira da Turquia no perfil.

Ainda não é conhecida a autoria desta mensagem, mas o ataque terá acontecido através do Twitter Counter, uma aplicação que serve a rede social. A empresa já garantiu, entretanto, que a fonte foi identificada e o ataque já foi travado.

Fonte: TSF

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome