Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Bloco de Esquerda anula adesão de “grupo infiltrado”

13-01-2017 - Lusa

O Bloco de Esquerda anulou a adesão de seis elementos da organização Socialismo Revolucionário, que aponta como um “grupo infiltrado”, de acordo com uma nota divulgada pelo partido.

“A anulação das adesões e a não-ratificação dos novos pedidos de adesão, num total de seis, foi decidida por voto secreto com 47 votos a favor, 24 contra e quatro abstenções”, salienta o Bloco de Esquerda (BE) no seu site, notando que “esta decisão resulta da verificação de   fraude   ao princípio legal e estatutário da adesão individual”.

“Não são abrangidos pela decisão três dos aderentes visados pelo inquérito, que integraram o SR (Socialismo Revolucionário) quando já eram aderentes do BE”, indica ainda o comunicado.

O mesmo documento especifica que a decisão da Mesa Nacional do BE aprovou por maioria o relatório da Comissão de Inquérito sobre o assunto, no passado domingo.

Segundo a página oficial do partido, o inquérito interno foi aberto na sequência de um conjunto de adesões e pedidos de adesão “provenientes de   uma organização política   que, externamente ao BE e sem qualquer contacto com os órgãos legítimos do partido,   decidiu infiltrá-lo “.

O texto do BE refere que a organização   Socialismo Revolucionário   apresenta-se como a secção portuguesa do “Comité para uma Internacional dos Trabalhadores” (CIT), partido marxista internacional, que publica a revista “A Centelha”, e que mantém uma página oficial na Internet.

O partido sublinha igualmente as teses do Congresso da organização Socialismo Revolucionário, realizado em 2013, e que   criticou o BE pela “mudança da liderança para a direita” em direção à social-democracia .

“Exigimos táticas flexíveis que podem significar a procura de oportunidades noutros locais, incluindo uma orientação para o PC português, que, apesar de muitas das características burocráticas que retira do seu passado estalinista, é um dos poucos partidos tradicionais de trabalhadores de massa que ainda existem na Europa”, escreve o BE referindo-se às posições demonstradas pelo Socialismo Revolucionário.

A nota recorda que através de divulgação de uma declaração de junho de 2016, o Comité Executivo do Socialismo Revolucionário anunciou a integração no BE e que no mês de dezembro enviou à Mesa Nacional um pedido de formalização.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome