Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

"Não é assim que se vende um banco"

06-01-2017 - Miguel Videira/Cláudia Arsénio

O vice-reitor da Universidade da Madeira e especialista em Finanças, Ricardo Cabral, critica na TSF a decisão do Banco de Portugal que escolheu a Lone Star para a compra do Novo Banco.

A escolha do banco de Portugal é controversa, revela desespero e não ajuda à estabilidade, defende Ricardo Cabral.

Ouvido na Manhã TSF, sobre a decisão do Banco de Portugal que atribui prioridade à Lone Star, no processo de compra do Novo Banco, o vice-reitor da Universidade da Madeira lembra que os norte-americanos exigem garantias do Estado, quando ontem, em entrevista à TSF e ao Diário de Notícias, o ministro das Finanças deixou claro que o Estado não vai dar qualquer garantia.

"É um processo que não segue as normas normais. Não é assim que se vende uma entidade. Não percebo como é que esta semana soubemos que o ministro das Finanças diz que não há garantias públicas e na mesa, a proposta recomendada pelo Banco de Portugal (BdP) é uma proposta em que a Lone Star exige 2500 milhões de euros de garantias públicas", questiona.

Na prática, explica Ricardo Cabral, a Lone Star depois "terá muitos incentivos a exercer essas garantias, transformando o valor de venda num valor negativa. Ou seja, o Estado teria de pagar para vender o banco".

O especialista em Finanças sublinha também o facto de este tipo de fundos não estar vocacionado para a gestão bancária.

"O objetivo [destes fundos] não é a economia do país, não é o banco, o objetivo é multiplicar o capital investido. Portanto, corremos o risco de ver o banco espartilhado, liquidado, corremos o risco de o Banco Central Europeu (BCE) daqui por um ano retirar a licença bancária ao Novo Banco", afirma.

Contactado pela TSF, o Ministério das Finanças diz que não comenta.

Fonte: TSF

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome