Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

IGCP: cofres não engordavam tanto desde a troika

09-12-2016 - Cristina Oliveira da Silva

Almofada de liquidez aumenta 41% em 2016, a maior subida desde 2012. O Governo prevê terminar o ano com 9,3 mil milhões de euros em depósitos e outros instrumentos de liquidez nas caixas centrais do Tesouro, o que significa um aumento de 41% face ao final de 2015. Esta é a maior subida desde 2012, quando Portugal ainda estava sob assistência financeira. Os dados são da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) e foram compilados pelo Diário de Notícias.

O programa da troika exigia este tipo de margens para ajudar os bancos que precisassem e no primeiro ano da intervenção externa (2011), a almofada de liquidez mais do que duplicou. Em 2012, subiu 80% mas no ano seguinte estabilizou. E depois, até 2015, esteve sempre em queda. Até agora.

Uma parte dos 9,3 mil milhões de euros devia ter sido utilizada na recapitalização da Caixa Geral de Depósitos mas a operação ficou para 2017 e uma parte do valor que sobrou serviu para pagar mais cedo o empréstimo ao Fundo Monetário Internacional, continua a notícia faz manchete no DN. O Governo também conseguiu mais dinheiro em poupanças domésticas e bilhetes do Tesouro, que ajudaram a esse pagamento.

O ECO já noticiou que o Tesouro português quer entrar em 2017 com cerca de 40% das necessidades de financiamento do ano já conseguidas.

Fonte: ECO Economia online

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome