Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

80º Aniversário "A Revolta dos Marinheiros de 8 de Setembro de 1936",

21-10-2016 - NA

A Revolta dos Marinheiros, ou Motim dos Barcos do Tejo, foi um levantamento militar ocorrido a 8 de Setembro de 1936 a bordo dos navios Armada Portuguesa NRP Dão, NRP Bartolomeu Dias e NRP Afonso de Albuquerque. O levantamento foi organizado pela Organização Revolucionária da Armada, uma estrutura ligada ao Partido Comunista Português que visava a solidariedade com as forças republicanas em Espanha. A rebelião foi esmagada, resultando na morte de 10 marinheiros e na deportação de outros 60 para o Campo de Concentração do Tarrafal. Foram demitidos diversos oficiais e sargentos. Foi o último desafio militar ao Estado Novo até 1974.

A sublevação foi protagonizada por centenas de marinheiros, muitos deles pertencentes à Organização Revolucionária da Armada (ORA), e foi o culminar de um intenso trabalho de agitação e manifestações de descontentamento diversas.

Os revoltosos tomaram os navios Dão, Afonso de Albuquerque e Bartolomeu Dias com o objectivo de os levar para o mar e fazer um "ultimatum" ao Governo exigindo o fim das perseguições a militares da Armada e a libertação dos presos.

O Governo teve conhecimento dos preparativos e, ao fim de algumas horas, conseguiu dominar a revolta, ordenando a intervenção da aviação contra os navios sublevados. O resultado foi a morte de 10 marinheiros, centenas de presos e a expulsão da Marinha dos elementos ligados às ideias democráticas e comunistas.

Alguns dos detidos foram os primeiros presos enviados para Colónia Penal do Tarrafal, para onde partiram a 29 de Outubro daquele ano. Com eles foram também revoltosos do Movimento de 18 de Janeiro de 1934.

É este acontecimento histórico contra a Ditadura e Estado Fascista que os Marinheiros comemoram esta data e este feito com o seguinte programa:

CONFERÊNCIA

80º Aniversário "A Revolta dos Marinheiros de 8 de Setembro de 1936"

ALMADA - Sábado, 22 OUT 2016, Início 16H30

Auditório do Museu da Cidade

Com os oradores

- Luísa Tiago de Oliveira, Historiadora e Professora ISCTE-IUL

- Carlos Almada Contreiras, Comandante de Mar e Guerra

- José Brinquete, Marinheiro L

- Vitor Nicolau, Vice-Presidente da Associação de Praças

Temas em debate

- A Revolta dos Marinheiros de 1936

- O MFA e a Revolução do 25 de Abril de 1974

- O Papel da CDAP - Comissão Dinamizadora do Associativismo das Praças da Armada na consolidação da Democracia

- O Associativismo das Praças na actualidade

Moderador da Conferência

- António Cangueiro, Presidente da Assembleia-Geral do Clube de Praças da Armada

NOTA:

- No Museu da Cidade de Almada está uma Exposição alusiva à Revolta de 1936, aberta ao público, que poderá também ser visitada, antes ou depois da Conferência.

 

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome