Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

E se houvesse uma "geringonça" nos Açores?

14-10-2016 - João Alexandre

A três dias das eleições, a TSF quis saber junto de alguns eleitores açorianos como encarariam essa possibilidade. As opiniões dividem-se.

Nos Açores, a três dias das eleições legislativas regionais, a campanha entra agora na reta final e as sondagens vão dando uma maioria Partido Socialista, mas, como seria se a maioria absoluta conseguida em 2012 se transformasse numa maioria relativa?

A TSF foi saber, junto de alguns eleitores presentes num comício socialista, se estariam, ou não, disponíveis para acolher uma solução governativa idêntica àquela que existe no continente - e as opiniões dividem-se.

"Talvez funcionasse, talvez", adianta José Pimentel que, reformado e com 71 anos, não é um acérrimo defensor de maiorias absolutas: "Uma maioria absoluta muito forte, não sei se é o melhor. Se houvesse uma força que esforçasse o Governo a fazer mais qualquer coisa talvez fosse melhor".

Menos otimista em relação aos benefícios de uma 'geringonça' açoriana estaria Cláudio Botelho, de 65 anos, que, como o próprio sublinha, foi "um dos impulsionadores" do partido no concelho da Povoação, no período pós-25 de abril.

"Acho que é mais difícil. Já tivemos maiorias relativas - o que até não correu muito mal -, mas na altura certa de tomar decisões cada um puxa por si. E, estamos a ver no continente o que está a acontecer agora com o Orçamento do Estado, estamos a ver o resultado. Todos querem que as suas ideias estejam à frente", lamenta.

Já Joana Silva, escriturária de 28 anos, não tem dúvidas de que, na região, os partidos nunca chegariam a acordo para uma solução semelhante àquela que foi conseguida para apoiar o Governo da República: "Os partidos estão muito divididos entre si, acho que era impossível".

Opinião diferente tem Rui Sousa, músico de 34 anos e natural de Ponta Delgada, que, apesar que sublinhar que o PS "tem condições para governar a região autonomamente", desdramatiza um cenário de apoio por parte dos partidos à esquerda.

"Tal como no Governo da República, em que houve um entendimento entre as várias forças partidárias, penso que iriam encontrar uma solução para a melhor forma de governação, uma vez que todos os partidos defendem a região", afirma.

Fonte: TSF

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome