Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Acesso do fisco a todas as contas bancárias é ilegal

19-08-2016 - Lusa

A Comissão Nacional de Proteção de Dados diz que o novo diploma do Governo, que pretende ter acesso às contas de todos os portugueses, viola a Constituição.

O Governo quer que o Fisco passe a ter acesso às contas bancárias de todos os cidadãos portugueses, a partir de 2017, mesmo que nunca tenham sido suspeitos ou acusados de delito fiscal.

Agora, segundo o Jornal de Notícias, que cita a posição da Comissão Nacional de Proteção de Dados, esse novo diploma pode ser   considerado inconstitucional .

De acordo com a CNPD, esta iniciativa do Governo “ abala decisivamente o sigilo bancário   em relação ao Estado” e vai contra uma decisão do Tribunal Europeu.

Em 2014, esta entidade considerou ser “desnecessário e excessivo” o tratamento de dados pessoais “que abranja de maneira geral todas as pessoas”, recorda o JN.

Além disso, a medida é também uma “violação clara” do nº2 do artigo 18.º da Constituição Portuguesa, nota a Comissão Nacional de Proteção de Dados no seu parecer.

O jornal tentou obter um comentário por parte do Ministério das Finanças que, até agora, se manteve em silêncio.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome