Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 18 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Costa insiste que Galpgate está encerrado e recusa demissões

12-08-2016 - Lusa

António Costa falou pela primeira vez sobre o já chamado GalpGate, o caso dos secretários de Estado que foram ver jogos do Euro 2016 a expensas da Galp, para sublinhar que o assunto está “devidamente encerrado” e que tem plena confiança nos membros do seu governo.

“É um assunto que está devidamente encerrado”, afirmou o primeiro-ministro, quando questionado sobre o caso que envolveu os secretários de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, da Indústria, João Vasconcelos, e da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira.

António Costa, que falava aos jornalistas no final de uma reunião na Autoridade Nacional de Protecção Civil, em Carnaxide, Oeiras, foi ainda interrogado se mantém a confiança política nos três elementos do executivo, após vários pedidos de demissão dos mesmos, nomeadamente de   Freitas do Amaral .

“Por natureza, todos os membros do Governo têm permanentemente os lugares à disposição do primeiro-ministro,   se estão em funções é porque têm a confiança do primeiro-ministro “, sublinhou porém Costa, afastando a possibilidade de demitir os três Secretários de Estado.

A semana passada, quando António Costa estava de férias, o ministro dos Negócios Estrangeiros,   Augusto Santos Silva , tinha dito que o caso das viagens de membros do Governo pagas pela Galp, para assistir a jogos do Euro 2016, em França, ficava “encerrado” depois de os envolvidos terem   decidido reembolsar a empresa de energia pelas despesas efectuadas .

Na ocasião, Augusto Santos Silva anunciou também que este Verão o Conselho de Ministros vai aprovar um código de conduta que vincule os membros do Governo e altos dirigentes da administração pública sob tutela do executivo, no sentido de reforçar a norma actual, “de forma a que ela se torne taxativa e, portanto, em relação à qual o seu cumprimento não ofereça quaisquer dúvidas”.

A actual lei diz que, havendo uma proibição geral de aceitação ou entrega de ofertas, “há gestos de cortesia que são aceitáveis por razões que têm a ver com os usos e costumes ou com a adequação social”, lembrou o ministro.

Com o novo código de conduta, considerou então o ministro,   ficava “encerrado” o caso .

ZAP / Lusa

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome