Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

A Grécia convida os países da UE do sul no impulso para uma liança anti austeridade

12-08-2016 - Sarantis Michalopoulos

O governo grego convidou os líderes dos cinco países da UE do sul, incluindo a França, Itália e Espanha, para Atenas, na tentativa de forjar uma aliança anti-austeridade.

A agência de notícias Athens no dia 04 de agosto informou que primeiro-ministro grego Alexis Tsipras convidou os líderes para uma conferência em Atenas, em 09 de setembro.

Esta incidirá sobre os desafios "comuns" que a UE enfrenta a nível económico, político e institucional e, particularmente, na austeridade, disciplina fiscal e migração.

França, Itália, Espanha, Portugal, Chipre e Malta são esperados para participar da conferência.   As discussões continuarão durante uma visita de Alexis Tsipras, em Roma, onde vai participar de uma reunião dos Socialistas Europeus.

À margem da última cimeira da UE (28-29 de Junho), Tsipras e seu homólogo italiano Matteo Renzi discutiram a possibilidade de criação de um "South Alliance da Europa" para pressionar por uma agenda pró-crescimento.

O presidente francês, François Hollande eo primeiro-ministro de Portugal Antonio Costa parece ter mesma linha, especialmente na sequência da Brexit.

Em abril, Tsipras e Costa, ambos eleitos em plataformas anti-austeridade, assinou uma  declaração conjunta afirmando que as políticas-driven de austeridade da UE são "errado".

"As políticas de austeridade estão mantendo economias deprimidas e sociedades divididas", os dois líderes esquerdistas estressado, e expressou sua insatisfação com a política de migração da UE.

Problemas Comuns, futuro comum ?

Atenas está buscando uma cooperação mais estreita entre os Estados-Membros meridionais da UE.   mídia grega informou que a meta do premier grego é o relaxamento da austeridade, bem como "flexibilidade" nos requisitos excedente orçamental de terceiro resgate do país endividado.

Durante uma recente visita a Atenas, Assuntos Económicos Comissário Pierre Moscovici alertou o governo grego não abrir qualquer discussão de superávit primário e concentrar-se em entregar as metas fiscais acordadas.

"Chegou o momento para a Grécia para virar a página e dar um fim à microgestão da crise", observou ele. A Grécia também está esperando para realizar negociações aquecidas na segunda avaliação do programa de resgate devido em setembro, quando irão surgir problemas do mercado de trabalho.

Grécia e Itália, também estão decepcionados com a postura de seus parceiros no Norte da Europa sobre a crise de migração.

Em setembro de 2015, os líderes da UE comprometeram a mudar 160.000 pessoas da Itália e da Grécia, até Setembro de 2017. No total, apenas 3.701 pessoas foram realocados (2.213 da Grécia e 843 de Itália).

Fontes disseram que o governo socialista francês está buscando maneiras de lidar com a ascensão da extrema-direita Marine Le Pen, que agora encontra terreno fértil para a disseminação de sua retórica anti-europeia.

O chefe do Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem disse recentemente "tolerância fiscal" do presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker para a França estava prejudicando a credibilidade da Comissão.

Itália está enfrentando uma crise bancária sem precedentes e Renzi sente a pressão do movimento de direita Five Star, especialmente após a sua grande vitória nas eleições locais, e agora lidera as pesquisas contra os socialistas.

Engajamento no Conselho

Gilles Pargneaux, um eurodeputado social-democrata francês (S & D), disse que o EurActiv.com Brexit "nos obriga a repensar a forma como fazemos as coisas na Europa".

"Países como a França, Itália, Grécia, Espanha e Portugal enfrentam desafios semelhantes: migração, segurança, proximidade de um bairro instável ... questões que justificam reforço da cooperação entre eles," Pargneaux sublinhou, acrescentando que fortes alianças com políticos progressistas desses países deve ser forjada.

Ele disse que a ação deve ser ativados ao nível do Conselho Europeu, bem e admitiu que o casal franco-alemã desempenha um papel importante.

"Esta relação é essencial, mas deve também assumir as suas contradições onde eles existem."

Fonte: EurActiv.com

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome