Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Debater Defesa Nacional e Forças Armadas sem esquecer a derrota do nazismo

13-05-2022 - AbrilAbril

A ministra Helena Carreiras estreou-se esta segunda-feira no debate parlamentar sobre a Defesa Nacional e as Forças Armadas, onde se falou mais do Dia da Europa e menos da derrota do nazi-fascismo.

No debate sobre o Orçamento do Estado para a área da Defesa Nacional, a ministra anunciou formalmente a criação do quadro permanente de praças para o Exército e a Força Aérea, cujo objectivo passará por contribuir para a retenção de jovens nas Forças Armadas. Anúncio que parece ter merecido consenso, embora o deputado comunista João Dias tenha chamado a atenção para o facto de, por si só, a criação deste quadro permanente não resolver o problema da falta de praças, dando como exemplo a Marinha, que tem quadro permanente de praças, mas está preenchido apenas a 50%.

A ministra da Defesa Nacional, que esteve acompanhada pelo secretário de Estado, prometeu também rever as leis de Programação Militar e das Infraestruturas Militares durante o corrente ano e anunciou que, até Dezembro, haverá um novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional, cujo processo de elaboração já se iniciou.

O debate parlamentar passou por diversos temas, com vários partidos a abordar questões, nomeadamente em relação à política externa, ao sistema retributivo dos militares, aos combatentes e deficientes das Forças Armadas e ao Dia da Defesa Nacional. O Arsenal do Alfeite também foi trazido ao debate pelas vozes do BE e do PCP, que também falou da necessidade de uma Lei Orgânica para a Polícia Marítima.

Por duas vezes, a ministra deixou o deputado comunista sem resposta no que toca aos processos de aquisição dos aviões KC-390 e de modernização dos aviões C-130 e das fragatas classe Vasco da Gama. De destacar ainda que, no âmbito deste debate sobre Defesa Nacional e Forças Armadas, vários intervenientes referiram-se ao dia 9 de Maio como o Dia da Europa, e apenas o deputado Bruno Dias deixou claro que neste dia se comemoram os 77 anos da derrota do nazi-fascismo.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome