Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 24 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Covid: Estudo deteta alta taxa de transmissão entre indivíduos vacinados

22-10-2021 - CONTÁGIO

Pessoas vacinadas continuam a ter um risco elevado de contraírem Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. As conclusões são de um novo estudo que analisou a prevalência de infeções numa prisão federal no estado do Texas, nos EUA, onde a maioria dos prisioneiros estava vacinada.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) publicou um relatório de um estudo acerca de um surto de Covid-19 entre indivíduos encarcerados numa prisão federal do Texas.

De acordo com a equipa por trás da pesquisa, as taxas de transmissão entre as pessoas na prisão eram significativamente elevadas, e tal deveu-se sobretudo à propagação da variante Delta do coronavírus, reporta um artigo publicado no site especializado Medical Daily. 

A população encarcerada terá experienciado "taxas desproporcionalmente mais altas" de infecções, embora 185 dos 233 ou 79% dos detidos tivessem sido totalmente vacinados contra o novo coronavírus. Sendo que aproximadamente 74% ou 172 detidos contraíram o vírus, conforme indicado no estudo. Dos 42 não vacinados, 39 foram atingidos pela variante delta. Por outro lado, 129 dos 185 indivíduos totalmente vacinados foram infetados.

O CDC observou que, apesar de mais presos vacinados terem sido afetados pelo surto em comparação com os não vacinados, a "duração dos resultados dos testes seriais positivos foi semelhante para ambos os grupos." A agência pública de saúde também apontou que entre as quatro pessoas que foram hospitalizadas, três não foram vacinadas e a que veio a falecer no decorrer do estudo também não havia sido inoculada. 

Segundo a agência de saúde pública, os dados apurados sugerem o potencial de surgimento de surtos causados pela variantes Delta em ambientes comuns, incluindo em instalações correcionais, mesmo que a maioria das pessoas nesses locais tenha sido vacinada contra o SARS-CoV-2. 

Adicionalmente, os dados apurados reforçam o apelo do CDC para o uso contínuo de máscaras de proteção e a prática de distanciamento social em ambientes públicos fechados. 

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome