Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Crescentes atrasos nos abonos de família afetam ação social escolar, bolsas de estudo e tarifa social da luz

17-09-2021 - Nuno Guedes

Provedora de Justiça exige mudanças à Segurança Social e recorda que atrasos nos abonos afetam outros apoios sociais para famílias mais pobres.

A Provedoria de Justiça alerta para os crescentes atrasos na atribuição de abonos de família que acabam por afetar, em paralelo, uma série de outros apoios - Ação Social Escolar, bolsas de estudo, majoração do subsídio de desemprego e até a tarifa social de eletricidade.

O alerta da Provedoria de Justiça está num ofício, sob a forma de chamada de atenção, enviado há um mês ao Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social, mas que ainda não obteve resposta.

O documento consultado pela TSF revela que a Provedora de Justiça recebe cada vez mais relatos de atrasos significativos.

Em 2020 deram entrada 183 queixas e, neste ano, até ao final do primeiro semestre, foi já ultrapassado o total do ano anterior, num total de 196 queixas.

Os casos envolvem a atribuição do abono de família pré-natal, bem como a atribuição inicial ou reavaliação do escalão de rendimentos do abono de família para crianças e jovens.

A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, recorda que "estes atrasos comprometem não apenas o recebimento atempado do abono de família, mas também o acesso a outros apoios sociais dirigidos às famílias mais carenciadas, nomeadamente, a Ação Social Escolar, a atribuição de bolsas de estudo, a majoração do subsídio de desemprego e a tarifa social de eletricidade".

A Provedoria pede por isso medidas para que, "em tempo útil e atenta a proximidade do novo ano escolar, se assegure a eficácia na apreciação e decisão dos requerimentos pendentes de apreciação ou que, entretanto, venham a ser apresentados".

Fonte: TSF.pt

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome