Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Privados podem ser obrigados a devolver dinheiro cobrado por kits-covid a utentes do SNS

11-06-2021 - Liliana Malainho

A Entidade Reguladora da Saúde poderá obrigar hospitais e clínicas do setor privado e social a devolver dinheiro cobrado por kits-covid a utentes do SNS.

Na semana passada, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) alertou que a cobrança dos kits-covid no setor privado, quando se trata de utentes encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), é ilegal.

Agora, avança o Jornal i , a ERS pode vir a obrigar os hospitais e clínicas do setor privado e social  a devolver o dinheiro cobrado  a utentes do SNS.

O jornal escreve que, até ao momento, foram abertos cinco processos de inquérito e um processo de contraordenação. “Em função dos factos apurados em cada um destes processos, a ERS pode ordenar a devolução dos valores cobrados  indevida   e   ilegalmente  aos utentes do SNS, para além de poder aplicar outras medidas administrativas, bem como, sanções contraordenacionais previstas na lei”, esclareceu a ERS.

Os kits-covid começaram a ser cobrados logo no início da pandemia com o objetivo de cobrir despesas com máscaras e outros equipamentos de proteção individual.

O relatório do Sistema de Reclamações da Entidade Reguladora da Saúde aponta que, no ano passado, a ERS recebeu  3.519 queixas  relativas a faturação relacionada com equipamentos de proteção e higienização dos estabelecimentos.

Em 2020, a ERS tinha declarado que os equipamentos de proteção individual podiam ser cobrados aos clientes, desde que publicitados os valores e  salvaguardando-se situações em que se trata de utentes do SNS .

Fonte: Zap.pt

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome