Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Obras em Lisboa. Judiciária faz buscas no departamento de urbanismo

23-04-2021 - Carlos Ferro

Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ investiga processos urbanísticos da autarquia.

A Polícia Judiciária está a investigar oito processos relacionados com o departamento de urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa e foi na sequência destes inquéritos, dirigidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal, que os inspetores efetuaram esta terça-feira diversas buscas.

As operações decorreram em Lisboa - nomeadamente nos Paços do Concelho e no departamento de urbanismo da autarquia que até ao verão de 2019 foi liderado pelo vereador Manuel Salgado -, em Sintra, Cascais, Caldas da Rainha e Alvor.

De acordo com um comunicado da PJ estão em causa suspeitas de crimes cometidos no exercício de funções públicas, nomeadamente, abuso de poder, participação económica em negócio, corrupção, prevaricação, violação de regras urbanísticas e tráfico de influência.

Também em comunicado a autarquia liderada por Fernando Medina adiantou que esta ação da PJ surge na sequência de "várias denúncias, incluindo participação ao Ministério Público pelo próprio Município na empreitada na Segunda Circular cancelada pela autarquia, a processos urbanísticos (Hospital da Luz, Torre da Av. Fontes Pereira de Melo, Petrogal, Plano de Pormenor da Matinha, Praça das Flores, Operação Integrada de Entrecampos, Edifício Continente, Twin Towers, Convento do Beato) e empreitadas: Segunda Circular, São Pedro de Alcântara e Piscina Penha de França".

Neste documento a autarquia presidida por Fernando Medina sublinha que "tanto a empreitada anulada pelo Município na Segunda Circular, como a Torre de Picoas e Hospital da Luz, já tinha sido adiantado, pela Procuradoria-Geral da República, estarem a ser alvo de investigação ao jornal Público, em 18 de julho de 2017. As diligências hoje efetuadas são as primeiras que a Câmara tem conhecimento sobre estes processos".

É, também, garantido que o "Município facultou toda a documentação e prestou toda a colaboração ao Ministério Público e PJ, como sempre acontece quando solicitado".

Segundo a PJ participaram nas buscas desta terça-feira - dez domiciliárias e 18 não domiciliárias - 90 inspetores da Polícia Judiciária (Unidade de Combate à Corrupção e da Unidade de Perícia Tecnológica e Informática) e seis magistrados do Ministério Público.

Fonte: DN.pt

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome