Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy condenado a três anos de cadeia por corrupção e tráfico de influência

05-03-2021 - CM

Antigo presidente foi considerado culpado no caso de "espionagem", que eclodiu em 2014, dois anos depois de deixar o Palácio do Eliseu.

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de cadeia, com dois anos de suspensão, por corrupção e tráfico de influências no escândalo das escutas telefónicas.

O ex-presidente, de 65 anos e que exerceu o cargo entre 2007 e 2012, foi julgado em conjunto com Herzog, também de 65 anos, e o juiz Gilbert Azibert. Terão prometido, em 2017, um posto no Conselho de Estado do Mónaco se este magistrado, que estava então no Supremo, ajudasse na investigação do designado "caso Bettencourt", referência à investigação ao financiamento ilegal da campanha presidencial de 2007 pela mulher mais rica da França, a herdeira da L'Oreal Liliane Bettencourt.

Sarkozy, que liderou a França de 2007 a 2012, negou qualquer delito, dizendo que foi vítima de uma caça às bruxas por promotores financeiros que usaram meios excessivos para bisbilhotar seus negócios.

Reformado da política, mas ainda influente entre os conservadores, Sarkozy tem 10 dias para apelar da decisão. Este é o segundo ex-presidente da França moderna, depois do falecido Jacques Chirac, a ser condenado por corrupção.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome