Edição online semanal
 
Domingo 20 de Setembro de 2020  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Covid-19. 7,5% dos profissionais de saúde já foram infectados

11-09-2020 - Olímpia Mairos

A secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, revelou na conferência de imprensa da DGS desta quarta-feira que o Governo já lançou o concurso para a aquisição massiva da reserva estratégica de equipamentos e protecção individual.

A secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, afirmou, esta quarta-feira, na conferência de imprensa da DGS, que “a taxa de profissionais de saúde portugueses infetados por SARS-CoV-2 ronda os 7,5%, uma cifra significativamente abaixo da média mundial estimada pela OMS na ordem dos 10%”.

Foram infectados, até ao momento, “4.551 profissionais de saúde dos quais 1.342 enfermeiros, 1.306 assistentes operacionais, 584 médicos, 166 assistentes técnicos, 146 técnicos de diagnóstico e terapêutica sendo que 3. 892 estão já recuperados”, disse a secretária de Estado, Jamila Madeira.

Portugal regista esta quarta-feira mais 646 casos confirmados.

"Não é um número que nos deixe felizes ou satisfeitos", declarou a secretária de Estado da Saúde, admitindo, no entanto, que “com o regresso de férias e mais mobilidade" o Governo já estava à espera de um aumento de casos.

"Importa sinalizar que estamos perante um foco sobretudo na transmissão familiar", realçou a governante.

A secretária de Estado Adjunta e da Saúde garantiu que o Governo está a trabalhar “para que a abertura das escolas e o regresso do país ao ritmo pós férias tenha o menos impacto possível”, embora acredite que “os números vão sofrer alterações” e por isso, disse, “continuamos diariamente a dar robustez ao SNS e às estruturas sociais para que possam responder o melhor possível”.

Neste contexto a Governante revelou que “já foi lançado o concurso para a aquisição massiva da reserva estratégica de equipamentos e protecção individual”.

“Estamos a falar de um investimento que ronda os 20 milhões de euros que serão aplicados na aquisição de máscaras cirúrgicas, respiradores FFP2 e FFP3, óculos e viseiras, fatos de protecção integral, batas de protecção, botas cirúrgicas e aventais impermeáveis, luvas de exame e cirúrgicas, toucas, cógulas, cobre botas e sapatos, solução acética de base alcoólica”, especificou.

“Para o Governo a segurança dos profissionais de saúde continua a ser determinante na estratégia de combate à pandemia e por isso na permanente incerteza da dimensão que a pandemia pode atingir numa eventual segunda vaga escolhemos a certeza de garantir aos profissionais de saúde todas as condições para que possam trabalhar em absoluta segurança”, assegurou Jamila Madeira.

Segundo o boletim epidemiológico da Direcção-geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas mais três mortes relacionadas com a Covid-19 e 646 novos casos de infecção pelo coronavírus SARS-Cov-2.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.849 mortes e 61.541 casos de infecção.

Fonte: RR

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome