Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 24 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Milhares de sérvios em protesto contra novas medidas de confinamento

10-07-2020 - Euronews

Milhares de sérvios saíram às ruas de Belgrado para contestar a decisão do voltar ao confinamento. O país dos Balcãs está a registar um aumento do número de mortos e de infetados com covid-19.

O protesto acabou em confrontos com a polícia, sobretudo quando alguns manifestantes tentaram invadir o parlamento sérvio.

Antes, o presidente Aleksandar Vucic tinha declarado que a situação na Sérvia é crítica, uma vez que a capacidade dos hospitais da capital começa a aproximar-se do limite. Vucic avançou então com medidas restritivas: estão proibidos os ajuntamentos de mais de 5 pessoas, tanto ao ar livre como em ambientes fechados; durante o fim de semana, os sérvios devem ficar confinados em casa.

A Sérvia foi dos primeiros países europeus a avançar com o confinamento em março, mas também foi dos primeiros a desconfinar e em junho foram realizadas eleições ganhas pelo pelo Partido Progressista da Sérvia, o partido de Vucic.

Nas ruas há quem garanta que a situação voltou a agravar-se por causa do levantamento do estado de emergência e das eleições.

Uma posição defendida pelos partidos da oposição, muitos dos quais boicotaram as eleições. Os partidos acreditam que Aleksandar Vucic está a usar o confinamento para fortalecer o que eles chamam de regime autocrático.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome