Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Constitucional confirma (pela segunda vez) coima de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

29-05-2020 - Zap

O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou um segundo recurso de Ricardo Salgado relativamente à coima de 3,7 milhões de euros determinada pelo Banco de Portugal, devido a actos de gestão ruinosa no Banco Espírito Santo (BES).

A notícia foi avançada na terça-feira pelo Público, que dá conta que a multa diz respeito à gestão levada a cabo ainda antes de o banco ter sido resolvido, em Agosto de 2014.

“(…) A decisão recorrida corre inequivocamente no sentido da não verificação do referido elemento do ‘desfavor’ para o arguido (o qual seria indispensável para que pudesse considerar-se preenchido, em relação a esta questão, o pressuposto da ratio decidendi), sendo que, perante os elementos emergentes dos autos, o único exercício capaz de conduzir a uma conclusão diferente seria o de o Tribunal Constitucional substituir agora uma sua própria leitura desse estrito problema de direito ordinário à leitura que foi abertamente acolhida pelo tribunal a quo. Por razões abundantemente expostas e consabidas, isso não pode ocorrer”, pode ler-se no acórdão a que o jornal teve acesso.

O Público observa que, com a rejeição do segundo recurso pelo TC, sobre a mesma condenação, a primeira decisão do BdP torna-se definitiva. Esta é a primeira vez que há uma condenação confirmada por actos de gestão confirmada, sublinha o matutino.

A decisão do TC incide sobre um pedido de inconstitucionalidade por parte do antigo presidente do BES relativo a uma acusação do regulador da banca sobre gestão ruinosa pela falsificação de contas da Espírito Santo International e esquema fraudulento de emissão de dívida no valor de 1,3 mil milhões de euros, colocada em clientes do BES.

No âmbito das mesmas acusações, escreve ainda o Público, o Banco de Portugal também condenou Amílcar Morais Pires e José Manuel Espírito Santo.

Ricardo Salgado

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome