Edição online semanal
 
Segunda-feira 15 de Julho de 2019  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo

Questões Oportunas

O ROTATIVISMO POLÍTICO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO*
12-07-2019 - Redacção

"Estamos no século das luzes, da ciência e do trabalho, e contudo nunca a política portuguesa foi mais fementida (desleal, traiçoeira, pejorativa) e estéril."

"Mal exercemos os nossos direitos políticos. O sufrágio é quase um tráfico, uma burla. A liberdade eleitoral é como em certas paragens de África o negócio dos escravos que se acoberta com o eufemismo do resgate."

"Sobre esta base de torpezas não é possível levantar um edifício de austera autoridade. Legislatura e administração não são muitas vezes senão a organização da burla eleitoral para a exploração da maioria trabalhadora por uma minoraria parasitária."

"É este o regime sob o qual temos vivido, ou, antes, sob o qual vamos morrendo."

"E, para nos fazer perder a consciência do aniquilamento, esta política trás a seu soldo uma legião de falsos apóstolos, que todos os dias espalham aos quatro ventos a fraude intelectual."

"Há ainda algum visionário que imagine que existe dentro deste regime, como princípio de vida, a luta dos partidos? É uma ilusão que se deve desvanecer. Os partidos conluiaram-se entre si."

"São conhecidos os acordos eleitorais, em virtude dos quais os partidos conseguiram mais do que falsificar a eleição: suprimiram o eleitor."

* Conferência pronunciada por Bernardino Machado em 26 de Dezembro 1894, na Liga Liberal, subordinada ao título «Guerra ao banditismo político», em pleno período de decadência do rotativismo oitocentista.

 

 

 

Voltar

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome