Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo

Questões Oportunas

Questões sobre o Euro
07-04-2017 - Redacção

O economista Rudiger Dornbusch, co-autor de um dos manuais de macroeconomia mais utilizados em todo o mundo antes da onda avassaladora do monetarismo, foi bem claro ao afirmar em 1996:

“Se as taxas de câmbio, como instrumento de política, são abandonadas, qualquer outra coisa terá de ocupar o seu lugar. Os promotores de Maastricht evitaram cuidadosamente referir-se ao que poderia ser. Mercados de trabalho competitivos é a resposta, mas essa é uma palavra feia na Europa do Bem-Estar Social.”

Com o euro, a Alemanha e outros países (a França também se desindustrializou) acumularam créditos desde o início do euro até à crise de 2008; a periferia... dívidas a esses países. A partir daí, a periferia foi sujeita a uma grave recessão que, como seria de esperar, reduziu/eliminou os défices externos pelo empobrecimento, portanto de forma conjuntural.

A única solução para desfazer esta simbiose é eliminar a sua causa: uma moeda forte e uma política económica que fará dos países da periferia uma vasta região deprimida, um Mezzogiorno à escala europeia. A Grécia já está nessa situação. Queremos fazer-lhe companhia?

Jorge Bateira

 

 

Voltar

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome