Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo

Questões Oportunas

Área do Cidadão – Serviço Nacional de Saúde
03-03-2017 - Redacção

Se esperavam que já tinham visto tudo ou que já tinham visto procedimentos destes que que não iriam repetir-se, partilho convosco um caso em que os trabalhadores são aliciados para fazerem uma tarefa e como moeda de troca recebem um computador que não é para eles é para o serviço. Esta mensagem chegou através dos mails pessoais de cada um dos trabalhadores da Saúde e o texto foi o que se transcreve:”

Caríssimos
Bom dia,

Antes de mais agradecemos todo o vosso empenho neste desafio de inscrição de novos utentes na Área do Cidadão.

Temos verificado, de facto, uma subida nas inscrições de novos utentes durante esta semana.

Tendo em conta algumas questões que nos fizeram chegar e dado que a difusão desta informação é da maior importância para que, de uma forma alargada, se atinja o maior número de destinatários, garantindo, assim, a prestação de um serviço de saúde de valor a todos os cidadãos, iremos alargar o nosso desafio até dia 22 do presente mês e relembramos que irá ser oferecido, à Unidade Funcional mais dedicada no cumprimento deste desafio, um computador como forma de recompensar o seu esforço e empenho.

Anexamos o regulamento relativamente ao concurso/desafio proposto.

Link para acesso e inscrição na Área do Cidadão: https://www.sns.gov.pt/cidadao/

Agradecemos, mais uma vez, a vossa colaboração.

Ao dispor,

(Se receberem este e-mail em duplicado, pedimos que o ignorem, por favor.)

Com os melhores cumprimentos,

Equipa Portal SNS - Área do Cidadão
Plataformas de Integração de Cuidados
Direção de Sistemas de Informação
ww.sns.pt

Avenida da República, nº 61 | 1050-189 Lisboa | Portugal
Tel : 211 545 600 | Fax: 211 545 649
www.spms.min-saude.pt

PENSE ANTES DE IMPRIMIR”

Como lhes escrevi este texto foi enviado para o computador pessoal de cada um dos trabalhadores da área administrativa da saúde, acompanhado do respetivo regulamento do desafio que também partilho convosco.

“Regulamento do Desafio – Área do Cidadão

SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E. Av. da República n.º 61 | 1050-189 Lisboa | Tel.: 211 545 600| Fax: 211 545 649

1. Apresentação do Concurso

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde promovem a realização de um concurso/desafio aberto a todas as Unidades Funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde. Este desafio pretende promover a inscrição de novos utentes na Área de Cidadão que permite ao cidadão inscrito marcar consultas, pedir isenção de taxas moderadoras, consultar a sua informação clínica, etc.

O concurso “Inscreva pelo menos um Cidadão por dia” desafia todas as Unidades Funcionais a inscreverem o máximo número de utentes entre os dias 13 e 22 de fevereiro de 2017.

2. Procedimento

Depois de terminado o concurso, será feito o somatório das inscrições diárias no período de 13 a 22 de fevereiro de 2017 e calculada a percentagem de novos inscritos por Unidade Funcional.

Após o cálculo da percentagem de novos inscritos por Unidade Funcional fica apurado o justo vencedor do concurso “Inscreva pelo menos um Cidadão por dia” que será a Unidade Funcional que apresentar a maior percentagem de novos inscritos na Área do Cidadão.

3. Prémio

No presente concurso “Inscreva pelo menos um Cidadão”, a Unidade Funcional que apresentar a maior percentagem de novos inscritos na Área do Cidadão receberá um computador como forma de recompensa do esforço e empenho.

4. Disposições Finais

Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos por deliberação da equipa do projeto Área do Cidadão.

Quaisquer eventuais esclarecimentos devem ser solicitados a:

Equipa da Área do Cidadão, SPMS

areadocidadao@spms.min-saude.pt

Eu pensava que não era possível tamanha enormidade mas está há visto algum iluminado(a) quer que os trabalhadores com funções administrativas façam uma tarefa que tem que ser realizada, para que os serviços funcionem melhor e para isso teve esta “brilhante ideia”, não sei como adjetivar este procedimento.

Há uns anos largos, em 1981, o Diretor de Centro da Rodoviária Nacional de Torres Novas, residente nos Riachos, de seu nome Vilhena Roque, teve uma ideia semelhante que nem se atreveu a colocá-la por escrito, e a ideia era dar um prémio aos motoristas que fizessem o percurso que lhes estava atribuído no menor tempo possível se o percurso fosse de 3 horas, se os motoristas o fizessem em 2h e 30m, teriam direi a um prémio, obviamente que em, reunião foi a risada geral e eu imaginei logo os motoristas a acelerar a não parar nas paragens para os passageiros entrarem mas fazendo o trajeto que lhes estava atribuído no mais curto espaço de tempo, para receberem o prémio. Obviamente que a ideia ficou para ali e um de nós chamámos-lhe à atenção que o objetivo da Empresa era transportar pessoas.

Eu já não esperava que uma ideia destas viesse de novo a lume mas pelos vistos mudam-se os tempos não se mudam as ideias.

Já agora para ver o calibre desta personagem ele tinha um carro de serviço branco com um motorista preto e nas entrevistas as mulheres que se apresentassem com uma saia curta eram imediatamente admitidas quem se apresentasse de calças era imediatamente excluída.

Como lhes disse não esperava voltar a ver ainda por cima por escrito uma ideia semelhante, mas surgiu com a agravante do computador ser para o trabalhador ser para a Unidade de Saúde, será que entrámos numa fase em que os trabalhadores têm que trabalhar para que as Unidades de Saúde tenham os meios necessários para poder exercer as suas funções e será esta uma tarefa prioritária, não será preferível arranjar médicos e condições de trabalho para que os utentes do SNS sejam acompanhados e tratados em condições, entendo que as prioridades estão invertidas estão a trabalhar para os números em vez de se preocuparem com a SAÚDE das PESSOAS.

Alguém será capaz de por termo a tanto disparate junto.

Henrique Pratas

 

 

Voltar

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome